Família Magro
Genealogia da família Magro e de outras que a ela estão ligadas; Fraga Lamares, Moura Bessa, Borges de Araújo, Pinho Valente, Silva Vernetti, etc.



DETALHES
Fernando de Pinho Valente (Magro)


1936
Engº Técnico

Membro da Associação Portuguesa de Escritores.

- Dados biográficos / Fotos -

Fernando de Pinho Valente, nasceu em 1936 na freguesia do Burgo, concelho de Arouca.

Estudou no Porto, tendo-se diplomado em 1956 em Engenharia Civil no antigo Instituto Industrial, actual Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Frequentou também o Curso de Ciências Pedagógicas na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

Iniciou a sua carreira profissional em 1957, em Bragança, integrado no Plano de Abastecimento de água às populações rurais do Nordeste Transmontano.

Entre 1958 e 1960 foi incorporado no Exército Português onde prestou serviço como oficial miliciano.

Em 1960 concorreu à extinta Junta Autónoma de Estradas tendo sido colocado na Direcção de Estradas de Viseu, onde desenvolveu a sua actividade como Engenheiro Técnico até 1997, ano em que se aposentou.

Na Direcção de Estradas de Viseu desempenhou os cargos de Chefe de Serviços e de Delegado do Director de Estradas tendo atingido o topo da sua carreira como Engenheiro Técnico Especialista Principal.

Essa sua actividade foi, no entanto, interrompida em 1969 por ter sido de novo chamado a prestar serviço obrigatório no Exército tendo frequentado o Curso de Promoção a Capitão Miliciano e nesse posto sido posteriormente mobilizado para a Guerra da Guiné onde permaneceu de Abril de 1970 a Julho de 1972.

No verão de 1977 foi bolseiro em França da O.C.D.E. tendo realizado um estágio sobre Vias Rodoviárias em Paris, Bordéus e Toulouse.

De 1976 a 1979 fez parte da Assembleia Municipal de Viseu integrado na lista do PPD/PSD.
Publicou diversas crónicas e artigos de opinião em jornais e revistas, tais como: O Primeiro de Janeiro, Comércio do Porto, Notícias da Tarde (de que foi colaborador permanente), Jornal de Viseu e Viseu Ilustrado (tendo feito parte da Direcção desta revista).

É membro da Associação Portuguesa de Escritores desde 18 de Abril de 1974 tendo a sua obra sido apreciada pelo Doutor Rodrigues Lapa, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, que o considerou por mérito próprio, com direito a ser admitido na referida Associação.

É autor dos seguintes livros assinados como Fernando Magro:

Poesia
- A Menina do meu pensar.
- A Canção Arábica.
- Rimas.

Prosa
- Memórias da Guiné.
- Um Olhar Abrangente - Reflexão sobre vários temas.
- Robin dos Bosques - Versão sobre a vida de Robin Hood baseada em baladas inglesas do século XIV, destinada a adolescentes.
- Bartolomeu Português, o Invencível. - História ficcionada da vida de um pirata português, destinada igualmente a adolescentes.
- O Encontro dos Animais sem Dono. - Adaptação de um conto de Marcel Aymé, destinado a leitores infanto-juvenis.
VOLTAR

sites/blogues de familiares

Jorge Martins João Paulo Lamares Alberto Jorge Rogério Magro Pedro Lamares

Os meus outros sites e blogues:
Os Magros do capim
Agricultura Abiliológica
Akademia do garfo & faca
Guanabara F.C.
Aldra Beer - Cerveja Artesanal
Jornal de Tretas
NOTA

O aviso “Inseguro” na barra de endereços não significa que o seu computador possa vir a ser afectado por malware, só pelo facto de ter acedido a esta página. Este aviso apenas significa que as informações trocadas entre o visitante e a página podem ser roubadas, lidas ou modificadas por invasores, hackers,etc.

Abílio Magro – Genealogia ©
Theme designed by a.magro
Abril - 2019