SAB - Special Aldra Beer
Cerveja artesanal produzida na cidade do Porto a partir de puro malte de cevada, água, lúpulo, levedura e irish moss (clarificante natural)


SOBRE NÓS

Quem somos

Somos uma Microcervejeira familiar que tem como objectivo produzir cerveja artesanal 100% pura que se distinga das já existentes, quer pelo paladar, quer pelo aroma, utilizando produtos de reconhecida qualidade e processos totalmente artesanais, proporcionando aos nossos potenciais convivas um produto diferente, cuja superior qualidade os convide a voltar.
Somos diferentes?

Não!
Também somos daqueles que adoram beber uma cerveja autêntica (não um refrigerante!), com aroma e sabor a cerveja pura e que têm prazer em as produzir artesanalmente em casa e as degustar na companhia de familiares e amigos.
Fabricar a nossa própria cerveja e desfrutar do produto do nosso trabalho com familiares e amigos é um dos hobies mais gratificantes que existem.

O que fazemos
Um de oito irmãos da família Magro, que já possui alguma experiência na produção de vinho verde (por sinal uma "ganda pomada"), um vinho D.O.C., produzido na Quinta de Covelas, em Amarante e comercializado sob a marca de A Tripeira, resolveu, no início de 2014, desafiar o irmão mais novo (o caçula, possuidor de um curso de química das antigas Escolas Industriais, mas que, na altura, já contava com 63 risonhas primaveras), a tomar parte numa aventura de produção de cerveja artesanal, tendo em conta o "borbulhar" da actividade em Portugal.

Com as facilidades que a internet nos proporciona, não nos foi difícil entrar nos meandros da actividade e nos abalançarmos de imediato na aventura, embora pelo processo mais simples - a partir de kit - que, embora nâo produzindo cerveja de grande qualidade, ainda assim, mostrava ser de qualidade superior à das cervejas industriais, consideradas pelos puristas como refrigerantes.

Logo nasceu o "bichinho" para avançar na qualidade e produzir cerveja a partir de extracto de malte, processo mais trabalhoso, mas compensador, já que a cerveja produzida recebeu rasgados elogios de familiares e amigos (pudera, era de borla!).

O "bichinho" cresceu e levou-nos de seguida à produção de cerveja a partir de malte em grão. A qualidade melhorou substancialmente e, embora o processo fosse mais moroso e trabalhoso, "o trabalho compensou".

Foi-se avançando lentamente tentando recriar o estilo de cervejas famosas, efectuando alguns ajustes subtis, de modo a criar cervejas com um "ADN" próprio.

Com o inexorável passar dos dias, a velhice foi chegando, os cabelos branquendo, mas o Abílio não é sempre novo. A pachorra foi escasseando, a cerveja foi faltando e a água voltou ao povo.

Ainda se incentivou a juventude (principalmente sobrinhos) a tomar conta do "negócio", mas logo desistiram porque a Super Bock é baratinha, está ali "à mão de semear e o que a gwnte quer é beber qualquer coisa fresca".

Neste contexto, decidimos manter este hobby apaixonante, mas tentando pruduzir em cada primavera apenas 40 litros de cerveja Belgian Ale que nos parece quantidade suficiente para partilhar em cada verão com familiares e amigos em troca de alguns tremoços e amendoins (também se aceitam presuntos) e de um são e alegre convívio.

Se, entretanto, a pachorra, o tempo e a saúde o permitirem, poder-se-à pensar na produção esporádica de um ou outro estilo diferente de cerveja.
Um país não pode ser um país de verdade se não tiver ao menos uma cerveja e uma empresa aérea.

Ajuda se tiver uma equipe de futebol, ou armas nucleares, mas o mais importante é a cerveja."

Frank Zappa
(compositor, cantor e guitarrista norte-americano das décadas de 1960/70)

Como o fazemos
Usamos métodos totalmente artesanais, alguns dos quais improvisados, mas colocando o foco na qualidade das matérias primas e na higienização de todo o processo de fabrico e respectivo equipamento.

Damos especial importância à segurança alimentar e ao controlo de qualidade do produto final.

Só usamos produtos naturais (água mineral de garrafão, puro malte em grão, lúpulos, levedura de cerveja e clarificante natural (Irish moss).

Não sendo filtrada, nem contendo qualquer conservante, esta cerveja tem tendência a criar depósito e ter um prazo de validade entre os seis e os doze meses, consoante o seu grau alcoólico (as cervejas com maior teor álcoólico têm um prazo de validade maior).
"Sem dúvida, a maior invenção da história da humanidade foi a cerveja.

Ok, reconheço que a roda também foi uma boa invenção, mas uma roda não combina tão bem com um salsichão."

Dave Berry
(cantor pop britânico da década de 1960)

HOME | SOBRE NÓS | CERVEJAS | AS NOSSAS | NOVIDADES | VISITAS | CONTACTO | BLOGUE

Os meus outros sites e blogues:
Família Magro
Os Magros do capim
Agricultura Abiliológica
Akademia do garfo & faca
Guanabara F.C.
Jornal de Tretas

NOTA
O aviso “Inseguro” na barra de endereços não significa que o seu computador possa vir a ser afectado por malware, só pelo facto de ter acedido a esta página.
Este aviso apenas significa que as informações trocadas entre o visitante e a página podem ser roubadas, lidas ou modificadas por invasores, hackers, etc.
SAB – Special Aldra Beer ©
Theme designed by a.magro
Powered by a.magro